A AAS MED CLÍNICA tem como primícia fornecer um conjunto de medidas técnicas e educacionais visando à prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, protegendo a integridade não somente física, mas psicológica do trabalhador.
Entre os riscos no trabalho estão as doenças causadas pela exposição contínua a agentes nocivos, que podem ser físicos (ruído, vibração), químicos (poeiras metálicas, gases) e biológicos (vírus, bactérias, fungos). Podemos citar ainda os riscos ergonômicos, como a postura, as tarefas repetitivas entre outras.
O que é PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)?
PGR é a sigla para Programa de Gerenciamento de Riscos. É um conjunto de procedimentos e medidas adotadas pelas empresas para identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais e ambientais presentes em suas atividades.
O programa é obrigatório por lei para empresas que atuam em regime CLT e se tornou elegível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).
O PGR deve ser elaborado por profissionais especializados e deve conter informações sobre os riscos presentes nas atividades da empresa, as medidas de prevenção e controle adotadas, os procedimentos de emergência em caso de acidentes e a forma como serão monitorados os riscos ao longo do tempo.
O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é elaborado para documentar os agentes nocivos existentes e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores, caracterizando assim como sendo de direito do trabalhador a aposentadoria especial, diferentemente do PPRA, que visa à eliminação dos riscos.
É um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista), contendo o registro das inspeções nas instalações elétricas e que tem por objetivo listar as atividades dos funcionários e avaliar as condições a que estão expostos nas condições das instalações elétricas, por meio da qual será feito um plano de ação com as medidas corretivas e preventivas.
Avaliação quantitativa dos agentes físicos, químicos e/ou biológicos presentes no local de trabalho, indicação das atividades e operações insalubres.